quarta-feira, 20 de junho de 2012

A ativação nervosa e as características da dinâmica da carga

Se o treino de força for realizado com o objetivo de melhorar a ativação nervosa dos músculos envolvidos deve assumir as seguintes características:

- Utilizar cargas elevadas (80 a 100% da Contração Voluntária Máxima);
- Ritmo de execução explosivo;
- Poucas repetições (entre 1 a 5);
- Número de séries entre 3 a 5;
- Grandes intervalos (5 minutos);
- O requisito mínimo para que um atleta se envolva num processo de treino com estas características são 2 anos de sólido treino de força.

- Fatores musculares:

Podemos dividir os fatores musculares que afetam a capacidade do músculo produzir força em: fisiológicos, bioquímicos e mecânicos.

- Fisiológicos e bioquímicos:

Dentro dos fatores que poderemos classificar como de natureza fisiológica e bioquímica centraremos a nossa análise nos seguintes fatores: a influência da área da secção transversal do músculo e a influência da composição muscular.

- Área da secção transversal do músculo:

O primeiro aspeto que influencia a capacidade de produzir força é a área da secção transversal do músculo, o que está intimamente associado ao fenómeno de hipertrofia muscular, ou seja, ao aumento do volume do músculo. Existe uma estreita relação entre a força e o diâmetro fisiológico do músculo. Neste sentido, a força de um músculo é proporcional ao seu diâmetro transversal. Aspeto importante a reter é o facto do diâmetro fisiológico (soma dos diâmetros de todas as fibras musculares individuais) ser diferente do diâmetro anatómico. Com efeito, dois músculos com o mesmo diâmetro anatómico, podem desenvolver níveis de força diferentes. Por exemplo, os músculos com fibras não paralelas desenvolvem mais força do que os músculos com fibras paralelas (no caso de um igual corte anatómico).

As explicações sobre os mecanismos que fundamentam o aumento da massa muscular têm provocado alguma polémica, especialmente a discussão sobre a prevalência de um dos seguintes mecanismos:

- Hipertrofia - o aumento do volume das fibras musculares.
            - Hiperplasia - o aumento do número de fibras musculares.

Sem comentários:

Enviar um comentário