quarta-feira, 20 de junho de 2012

A coordenação intra e intermuscular

No decorrer de um processo de treino da força, os primeiros ganhos são sempre de natureza nervosa, independentemente do método de treino utilizado. Apesar deste facto, as
primeiras adaptações nervosas não são de natureza intramuscular, mas sim de carácter intermuscular. Ao fim das primeiras semanas de treino o SNC "aprende" a ser mais económico, isto é, a relação agonista/antagonista melhora substancialmente, podendo-se adiantar que se trata de um processo de aprendizagem técnica.

Se considerarmos, a título de exemplo, um processo de treino da força com 4 unidade de treino por semana, pode dizer-se que o processo de adaptações se caracteriza por:

·         Ao fim de duas semanas os primeiros ganhos devem-se a processos de coordenação intermuscular, isto é, uma melhoria da execução técnica do gesto, que fica a dever-se a uma melhor relação entre a contração dos músculos agonistas/antagonistas, dos sinergistas e estabilizadores do movimento;

             Ao fim de 6 a 8 semanas ocorrem as principais adaptações nervosas de natureza intramuscular, isto é, um aumento do número de UM recrutadas, e um aumento da sua frequência de ativação.

2 comentários: