quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mecânicos (contração muscular)

           Para além da magnitude do volume muscular e da percentagem relativa dos diferentes tipos de fibras musculares, a mecânica da contração muscular influencia igualmente a capacidade de um músculo produzir força.

- Tipos de contração muscular:
Sempre que ativados os músculos desenvolvem tensão e tendem a encurtar-se, podendo ou não ocorrer deslocamento dos segmentos ósseos que lhes estão associados. O tipo de resistência exterior determinará a existência ou não de movimento.

 Existem três tipos de ações musculares:

- Ação muscular concêntrica:
Quando a tensão desenvolvida pelo músculo é superior à resistência que ele tem de vencer, ocorre um encurtamento. Este tipo de ação ocorre na fase positiva (concêntrica) da maioria dos exercícios de treina da força, como o supino ou o agachamento.

- Ação muscular excêntrica:
Quando a tensão desenvolvida pelo músculo é inferior à resistência que ele tem de vencer, apesar do músculo tentar encurtar-se, ocorre um alongamento das fibras musculares.
Este tipo de ação ocorre na fase negativa (excêntrica) da maioria dos exercícios de treina da força, como o supino ou o agachamento.

- Ação muscular isométrica:
Se a tensão desenvolvida pelo músculo é igual à resistência que ele tem de vencer, o comprimento das fibras musculares, mantém-se essencialmente inalterado. Este tipo de ação muscular ocorre quando se pretende exercer força contra uma resistência inamovível.

Para além destas três formas clássicas de ações musculares, há ainda a considerar a forma natural de funcionamento muscular. Nos movimentos da locomoção humana, como a marcha atlética, a corrida e o salto, os músculos extensores dos membros inferiores estão periodicamente sujeitos a impactos com o solo que provocam um alongamento muscular seguido de uma fase de encurtamento.

-Relação força-alongamento:
A força desenvolvida pelo músculo é maior no seu comprimento de repouso, já que o número de pontes cruzadas entre a actina e a miosina é maior nesta posição. Á medida que o músculo se encurta ocorre uma diminuição das ligações entre as proteínas contrácteis porque ocorre alguma sobreposição dos filamentos, com uma diminuição da tensão que pode ser desenvolvida.
De forma semelhante, se o músculo for alongado para além do seu comprimento de repouso, o número de pontes cruzadas vai também diminuindo, porque a sobreposição dos filamentos se reduz drasticamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário