quarta-feira, 20 de junho de 2012

... Em síntese


Toda esta informação referida que nos tópicos , foi estruturada para a realização de um trabalho de uma disciplina (Estudo do Movimento) , no módulo nº6 (Capacidades Condicionais) do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, na Escola Secundária de Pombal.

            Este trabalho foi muito útil, na medida em que me deu a possibilidade de explorar um tema que acho interessante e do qual posso aprender cada vez mais ainda.
Cheguei à conclusão que, apesar de haver inúmeras definições para as capacidades condicionais dadas por várias pessoas, podemos dizer que, de um modo básico e geral, as capacidades motoras são características individuais e inatas, as quais podem ser sujeitas a um desenvolvimento de modo a que, em conjunto, determinem a aptidão física de um indivíduo.
Verifiquei de igual modo que, em 1968, Gundlach propôs a divisão das capacidades motoras em dois grupos distintos, as capacidades condicionais (carácter quantitativo) e as capacidades coordenativas (carácter qualitativo).
A classificação permite é que seja mais fácil conhecer as diferentes capacidades de forma organizada e de acordo com as diferentes intervenções na aptidão física, já que as capacidades condicionais estão ligadas à eficiência do metabolismo energético.
Dentro das capacidades condicionais, podemos encontrar a força, a velocidade, a resistência e a flexibilidade. Após a definição de cada uma, pudemos verificar que existem diversos tipos de cada capacidade, assim como diversos treinos, os objetivos e ate os fatores condicionantes de algumas capacidades.
Com toda esta informação fiquei a saber mais pormenorizadamente tema das Capacidades Condicionais.  



Agradeço por ter visitado este blogue, e espero que toda a informação aqui publicada, tenha sido do seu agrado.
           Até uma próxima. 

Sem comentários:

Enviar um comentário