quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tipos de velocidade

            Numa tentativa de classificação, Bauersfeld & Voss, em 1992, mencionaram seis variantes da velocidade: a velocidade de reação, de deslocamento e dos membros/execução, bem como a velocidade acíclica, cíclica e de ação.  

- Velocidade de Reação:

Pode ser definida como a “velocidade com a qual um atleta é capaz de responder a um estímulo” (Tubino, 1984). Este tipo de velocidade diz respeito a todas as formas de movimento, já que é a capacidade de reagir a um estímulo no menor tempo possível.

Este tipo de velocidade é imprescindível para os velocistas de um modo geral, isto é, do atletismo, natação, desportos coletivos, entre outros. De acordo com Weineck, a reação pode ser dividida em reações simples e reações complexas, sendo um exemplo para a primeira a largada de uma corrida de velocidade, e a segunda seria representada, por exemplo, por um jogo desportivo, onde é necessário reagir adequadamente às diversas situações de jogo.

Esta variante da velocidade pode ser voluntária ou involuntária (“reflexos”). O tempo de reação[1] da primeira depende da velocidade de perceção própria de cada órgão sensorial, da capacidade que os centros nervosos possuem de transformar informação (receção dos estímulos sensoriais) em impulsos motores adequados, e da rapidez de contração dos músculos em causa. Na velocidade involuntária, a informação recebida e a resposta dada processam-se mais rapidamente, devido ao comando motor que parte da medula espinal (é o caminho mais curto, ao contrário dos centros cerebrais).

Um exemplo desta pode ser o mecanismo biológico de defesa, segundo o qual o tempo de resposta motora a um estímulo considerado perigoso é encurtado ao mínimo tempo possível.

- Velocidade de Deslocamento:

A velocidade de deslocamento, também chamada de velocidade de movimento, representa uma forma especial da velocidade cíclica, referindo-se à capacidade locomotora das extremidades inferiores, ou seja, é a capacidade máxima de um indivíduo se deslocar de um ponto para outro. A medição da velocidade de deslocamento é geralmente feita através da cronometragem de um deslocamento curto.

Este tipo de velocidade é uma mais-valia física específica em provas de velocidade de um modo geral (Atletismo, Natação, Ciclismo e Remo), bem como em desportos coletivos (Futebol, Basquetebol, entre outros).

- Velocidade dos Membros ou de Execução:

A velocidade dos membros é a capacidade de mover os braços ou as pernas o mais depressa possível. É essencial para os corredores e nadadores de velocidade, lutadores de Boxe, ciclistas, esgrimistas, jogadores de Voleibol, entre outras modalidades desportivas.

Não há confusão possível entre esta capacidade motora e a velocidade de deslocamento, na medida em que, por exemplo, um corredor pode apresentar uma maior frequência de passadas (maior velocidade dos membros) e no entanto, não possui uma boa velocidade de deslocamento.
- Velocidade Acíclica:

A velocidade acíclica manifesta-se no desporto na forma de lançamento, de arremesso, de salto, de chuto ou de batida, contendo, por isso, movimentos motores únicos. Nesta velocidade, as ações começam de uma maneira e terminam de outra.

- Velocidade Cíclica:

Segundo Weineck, a velocidade cíclica consiste numa sequência de ações motoras, ritmicamente repetida, independentemente do facto de se tratar de movimentos das extremidades superiores ou inferiores, assim como do tronco. A frequência do movimento, como forma de manifestação da velocidade cíclica, depende da velocidade de cada movimento único.

- Velocidade de Ação:

A velocidade de ação diz respeito à orientação da aplicação da velocidade em determinados desportos ou em grupos de desportos, abstraindo-se do aspeto puramente motor, salientando fortemente os fatores espaciais e temporais que dirigem as exigências subjetivas da ação. Os fatores psicológicos, tais como a perceção, a tomada de decisões, as emoções e as motivações, assumem um papel importante neste caso.

           A velocidade tem também uma outra variante, a velocidade de contração.

- Velocidade de Contração:

Toda a ação motora depende da capacidade de encurtamento das fibras musculares.

Assim sendo, a velocidade de contração depende do grau de coordenação neuromuscular e da condição fisiológica da musculatura, tendo a ver com vários aspetos, tais como o tipo e a dimensão das alavancas muscularmente acionadas, a velocidade de reação motora ao estímulo nervoso, entre outros.



[1] - Tempo de reação - é o intervalo que decorre entre o estímulo e a resposta motora.

28 comentários:

  1. Isto é uma merda nenhuma informação.

    ResponderEliminar
  2. Foi de grande ajuda, mas as deveria ter mais informações de qualquer forma, obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Muito vaco a explicação de ciclico e aciclico.

    ResponderEliminar
  4. BROOOOO
    FAZ SOOOOOL
    RAFFA MOREIRA MANOOOOO

    ResponderEliminar
  5. sou gay gosto de pilinha. haahhahahahahahaahahahahshs

    ResponderEliminar
  6. vá de brigadeiros e nozes da jamica, com um pouco de verdura no prato

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Oi eu gostei estou fazendo um trabalho de Educação física sobre capacidades físicas, eu estou pesquisando sobre tipos de velocidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. valeu unknown você me fez lembrar dessa palavra capacidade física valeu.

      Eliminar
  10. Adicionem Gonçalo Fernandes instagram mpts

    ResponderEliminar