segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tipos de Força


A força subdivide-se em 3 tipos diferentes:




- Força explosiva:

É a capacidade que o atleta tem de usar o máximo de energia num ato explosivo. Pode ser chamado também de potência muscular. A força explosiva deve ser considerada em treino desportivo como a força de velocidade, exigindo assim que os movimentos de força sejam feitos com o máximo de rapidez. O desempenho desta força depende do tempo.

Exemplo: serviço de um tenista.

- Força máxima:

É o desempenho da força "pura", a maior resistência que se consegue vencer, independentemente do tempo que demora. Sendo assim, trata-se da quantidade máxima de força que um músculo pode desenvolver com uma máxima contração voluntária.

Dentro da força máxima distinguimos ainda:

- Força máxima estática ou isométrica:

Surge quando a força muscular se iguala à resistência, não havendo movimento. Podemos também enunciá-la como a força realizada contra cargas insuperáveis pelo que não existe qualquer tipo de movimento, apesar de existir contração muscular. É esta a força que explica a produção de calor, sem a existência de movimento.

- Força máxima dinâmica ou isotónica:

A força muscular diferencia-se da resistência, produzindo movimento. Sendo assim, trata-se da força em movimento. Por outras palavras, podemos enunciar esta força como sendo a capacidade de desenvolver força máxima no desenvolvimento de um movimento articular. Dentro da força máxima dinâmica, podemos ainda distinguir dois subtipos: força absoluta, que é o valor máximo de força que uma pessoa pode desenvolver num determinado movimento; força relativa, que se trata do quociente entre a força absoluta e o peso corporal da pessoa.

- Força de resistência:

É o desempenho de força (submáxima) em que a duração do esforço transforma a resistência muscular no fator limitante. De uma forma mais simples, trata-se do número máximo de vezes que conseguimos repetir determinado exercício com determinada carga.

Segundo Weineck (1989), a força de resistência é a capacidade do organismo de resistir à fadiga, sustentando níveis de força moderados, por intervalos de tempo prolongados.

Exemplo: Remo.



O desenvolvimento da força pode ser:

- Geral, quando é visado o desenvolvimento de todos os grupos musculares;

- Específico, quando é pretendido o desenvolvimento de um ou vários grupos.

6 comentários: